Seja bem vindo a este espaço!

terça-feira, 2 de junho de 2015

Fantasia ou realidade?

Bom dia!!!

Bem, estou introduzindo um novo marcador (Reflexões para o dia), que penso, poderá trazer para você, querido leitor, além de uma ampliação de consciência, um novo ânimo para o seu dia a dia. Algo mais prático, mais aplicável.
Então vamos lá! Hoje quero falar de comunicação. Podemos nos comunicar de várias formas, pela linguagem, pela arte, música,  dança, e tantas outras formas de expressão. No contato íntimo, a linguagem é a mais utilizada, contudo, temos visto que até essa tem se perdido nas relações.
Comunicação é contato, e "Contato" (conceito muito utilizado em GT) é toque, é presentificação, é campo, é interação, tudo isso também é linguagem, é comunicação.
Como está a sua minha comunicação?
Tudo começa assim:
- ah, você devia saber que eu gosto disso e que as coisas devem ser assim...
- ah, mas como eu ia saber se você não me falou...
- e precisava?
- claro, eu não adivinho!
A grande problemática das relações consiste basicamente, não unicamente, devo ressaltar, na comunicação. Uma comunicação fluída requer clareza, transparência, verdade. O que acontece é que muitos relacionamentos contam com um elemento pouco, ou nada funcional: a adivinhação. Sim! O que está no imaginário se torna a realidade, e como na maioria das vezes não o é, as reações se mostram logo em seguida; brigas, desavenças, afastamento, rancor, ressentimento, e por aí vai. Algo simples, que poderia ser resolvido numa simples checagem, numa pergunta, ou num posicionamento, torna-se um muro entre casais, amigos e íntimos.
Escolha falar, perguntar, conferir o que pensa sobre algo, alguém. Tire da fantasia, traga para o verbal, para o dialógico, esclareça, confirme suas percepções sem deduções. Dê a chance ao outro de lhe conhecer, de saber o que gosta, o que deseja, o que lhe incomoda, o que pensa, como se sente, o que lhe ofende, o que espera dele (a).
Não leve tudo para o pessoal, não projete no outro você.
Fica a dica, espero ter ajudado.

Ara Brandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.