Seja bem vindo a este espaço!

Conceitos em Psicologia


PATOLOGIA- 

A palavra patologia vem da raiz etimológica, pathos (grego), que carrega consigo, segundo o dicionário, uma soma de significados ligados à paixão, sofrimento e doença.
 A patologia pode ser considerada uma impossibilidade, mesmo que temporária de exercer ou possuir algo que se constitui fundamental para a existência humana  (DANIEL DELOUYA, 2001).
Podemos dizer que patologia é a interrupção de algum processo de desenvolvimento, de crescimento, de vitalidade, física, emocional e social.

SAÚDE E DOENÇA

Para GT (Gestalt Terapia) saúde e doença "são concebidos não como estados, mas como processos que favorecem ou dificultam o desenvolvimento da pessoa, não se restringindo a noção de desenvolvimento a fases específicas, e sim a um processo de transformação constante que ocorre ao longo de toda a vida da pessoa" (dicionário de Gestalt-Terapia).

Alguns indicadores do funcionamento saudável, conforme Latner (1973):

1- comportamento integrado e holistico;
2- possibilidade de criação e destruição satisfatória de Gestalten;
3- autenticidade e espontaneidade (contato pleno conosco e com o meio);
4- conhecimento de nossas necessidades que estão imersas em nossa exitências no aqui e agora;
5- rendição ao processo;
6- auto-suporte;
7- integração;
8- awareness- sensação-percepção; O indivíduo aguça e percebe tanto os seus sentidos, como as relações de significado que establece entre eles.
9- contato de boa qualidade;
Saúde é capacidade de lidar satisfatoriamente com situações diversas, de acordo com a dialética da formação e destruição de gestalten (Latner, 1973, p.43).


FUNCIONAMENTO SAUDÁVEL

O funcionamento saudável pode ser entendido pela GT como uma continuidade fluída e energizada de awareness e formação de figura-fundo num processo criativo com o meio. Ora enriquecendo-se dos contatos, ora os interrompendo quando tóxico e adoecidos. Saúde, portanto tem a ver com a constância desse funcionamento.
Em contrapartida, funcionamento não saudável vai ser o funcionamento caracterizado por interrupções, inibições e obstruções destes processos, com a conseqüente formação de figuras fracas, desvitalizadas , mal definidas , nebulosas (como se estivéssemos usando um óculos de grau errado),  confusas à percepção, que ao não se completarem vão dificultando progressivamente as possibilidades de contatos criativos , vitalizados e vitalizantes com o presente" ( FRAZÃO, L: M. “funcionamento saudável e não saudável enquanto fenômenos interativos. Revista DO III ENCONTRO GOIANO DE Gestalt Terapia, Goiânia, v.3, n3).

A repetição deste estado citado acima, a cristalização das dificuldades do indivíduo e o esvaziamento de seus contatos com o mundo, pode ser considerada como uma psicopatologia. Quando as figuras não estão muito evidentes e não se completam, a qualidade do contato é pobre, insatisfatória e aponta para um adoecimento, mesmo que passageiro.




Bibliografia consultada

Ciornai,S. (1989). Em que acreditamos ?  Mesa Redonda, II Congresso de Gestalt Terapia , Caxambú, RJ. Publicada  em 1991 no Gestalt Terapia Jornal nº 1,  publicação do Centro de Estudos De Gestalt Terapia do Paraná.
Ciornai , S.(1991). Gestalt terapia hoje : Resgate e expansão. Revista de Gestalt ,Nº 1, publicação do Departamento de Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo .
Ciornai,S. (1994). Arte terapia gestáltica: Um caminho para expansão de consciência .Revista de Gestalt  ,Nº 3, publicação do Departamento de Gestalt Terapia do Instituto Sedes Sapientiae, São Paulo.

Nenhum comentário: